Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Copa do Mundo 2010: Grupos

Seis meses antes do início da maior competição de futebol no mundo a FIFA realizou o sorteio dos grupos que formarão a primeira fase da 19ª Copa do Mundo da história. Confira os grupos.

Grupo A
África do Sul
México
Uruguai
França


A França, que parecia ter sido punida pela FIFA ao não ser cabeça de chave da Copa, acabou "premiada" com o grupo dos anfitriões da África do Sul, de longe o cabeça de chave mais fraco. Mesmo com um futebol desencantado, os viúvos de Zidane não encontrarão muitas dificuldades a partir de Junho. Tanto México quanto Uruguai esqueceram o seu bom futebol na história e não devem fazer frente aos franceses. Já a seleção da casa é um time bastante limitado, pelo menos foi o que se pode ver na Copa das Confederações. Na zaga se seguram como podem, no ataque há bastante inoperância, tanto que nos jogos comandados por Parreira foram dois 0 a 0 contra Japão e Jamaica.

Grupo B
Argentina
Nigéria
Coréia do Sul
Grécia


Mesmo com dificuldades para se classificarem para a Copa, os "hermanos" terão pela frente um grupo de seleções medianas que são incógnitas para a Copa de 2010. A Nigéria já viveu melhores momentos, hoje não tem nenhum destaque individual, o melhor jogador dos africanos é o meia do Chelsea, Obi Mikel.
A Coréia deve apresentar a velha tática dos orientais, pouca força e muita correria, porém sem a técnica da seleção semifinalista em 2002. Dentro do grupo podem surpreender, mas é o máximo.
O futebol grego está em uma lenta evolução, participando de sua segunda Copa do Mundo a Grécia espera marcar seu primeiro gol em Copas, pois em 94 perdeu para Argentina (4 a 0), Bulgária (4 a 0) e Nigéria (2 a 0); por coincidência, duas seleções que estão em seu grupo para 2010. Os gregos apostam suas fichas nos jogadores Katsouranis (Benfica), Karagounis (Panathinaikos) e Gekas (Bayer Leverkusen).
Tenho medo da desacreditada seleção da Argentina, se embalar pode se tornar o Brasil de 2002.

Grupo C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovẽnia


Será que agora vai? É a pergunta que devem fazer os torcedores ingleses. A Inglaterra que sempre chega em Copas do Mundo com muito nome e um futebol pouco encantador aparenta mais personalidade nas mãos do treinador italiano Fábio Capello. Há bons jogadores como Rooney, Lampard e Gerrard; porém o setor defensivo comandado por Terry não se acerta, começando pelos goleiros.
Depois da campanha surpreendente na Copa das Confederações 2009, os americanos parecem ter encontrado a fórmula do futebol masculino. O melhor jogador da seleção ainda é o meia, Landon Donovan. Os Estados Unidos tem tudo para chegar à segunda fase da Copa 2010, a partir daí se tornam uma possível zebra.
Argélia e Eslovênia não devem passar de figurantes em 2010, um futebol baseado mais na raça do que na técnica. Chegar na África do Sul já foi um prêmio para ambas seleções.

Grupo D
Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana


Um dos grupos mais equilibrados da Copa. Ao contrário dos ingleses, os alemães sempre chegam esquecidos, mas com um futebol surpreendente. A Alemanha chega para 2010 renovada com os defensores Beck e Tasci, e com o meia Ozil; a seleção alemã conta ainda com os nomes de Ballack e Klose. Mais uma vez são favoritos a pegar uma vaga entre as quatro melhores seleções do mundial.
Sem o treinador Guus Hiddink, mas com outro holandês no comando, Pim Verbeek, a Austrália aposta na bola alta como a principal jogada da seleção. Os nomes de destaque do elenco são: Tim Cahill e Harry Kewell.
A Sérvia espera apagar a péssima campanha de 2006, quando tiveram o pior desempenho entre as 32 seleções daquele mundial. Após deixar a França na repescagem das Eliminatórias européias, os sérvios podem surpreender também na África do Sul.
Gana vai no embalo da festa africana. Conta com jogadores experientes como Muntari, Appiah e Essien e também teve integrado ao seu elenco alguns jovens que derrotaram o Brasil na final do Mundial Sub-20 de 2009. É uma forte seleção, porém um pouco ingênua para alçar voos mais altos na Copa 2010.

Grupo E
Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões


A Holanda, invicta há 16 jogos, sofre em Copas. Nas eliminatórias e nas primeiras fases, costuma apresentar um futebol bonito e promissor, porém quando o assunto é mata mata a Laranja Mecânica falha e se torna uma das tradicionais "amarelonas" de mundiais. Para mudar o filme, os holandeses apostam no trio Sneijder, Robben e Van Persie.
Já a Dinamarca surpreendeu nas eliminatórias e deixou de fora da Copa a tradicional Suécia, porém não é uma geração habilidosa como a dos irmãos Laudrup, pode passar da primeira fase, mas não deve assustar às grandes potências mundiais.
O Japão é a grande potência da Ásia, e só. Assim como a Coreia, apostam na velocidade. Sem força física, os japoneses não terão grande futuro no grupo de dinamarqueses e holandeses.
Camarões chega forte para a Copa de 2010. Comandados por Samuel Eto'o, os africanos encontraram um futebol mais eficiente durante as eliminatórias africanas, o único azar dos camaroneses foi cair no grupo mais equilibrado do Mundial.

Grupo F
Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia


O grupo mais fraco da Copa. Começa pela Itália, que não vem apresentando um bom futebol há algum tempo. A Copa das Confederações de 2009 é um bom exemplo da situação pela qual passa o futebol italiano. Porém, mesmo em 2006, quando a "Azurra" foi campeã mundial, não apresentou um futebol brilhante sendo quase eliminada pela mediana Austrália, no fim das contas conseguiram de maneira surpreendente o tetra.
Já o Paraguai evoluiu bastante dentro das Eliminatórias Sul-americanas, uma equipe mais técnica e que tradicionalmente passa para as Oitavas da Copa. Dessa vez, em um grupo mais fraco, a história deve se repetir e acredito que veremos o Paraguai surpreender um pouco mais e quem sabe ir até mais longe na África do Sul.
Nova Zelândia. Está aí uma seleção que irá agradecer eternamente aos australianos. O fato de estarem na Copa 2010 já é muito. São candidatos a saco de pancada na África do Sul e irão lá para aprenderem um pouco mais sobre o futebol.
No caso da Eslováquia a experiência deve pesar. Não disputou nem Eurocopa em sua história. Possui uma boa equipe, o suficiente para deixar de fora do mundial a seleção da República Tcheca. Vale lembrar que a antiga Tchecoslováquia foi duas vezes vice-campeã mundial (1934 e 1962).

Grupo G
Brasil
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Portugal


Muita gente diz, o Brasil tem que se cuidar porque seu grupo na Copa é difícil. Sinceramente, as outras seleções é que sempre devem temer a presença da seleção brasileira no mesmo grupo. Mas para os mais pessimistas aí vai uma, quando o Brasil enfrentou Portugal na Copa de 1966 foi a única vez na história das Copas que o Brasil ficou de fora já na primeira fase.
Quanto aos norte-coreanos, ninguém sabe, ninguém viu. Surpreendeu nas eliminatórias, mas vai sentir o peso de disputar uma Copa do Mundo.
A Costa do Marfim é a mais habilidosa das seleções africanas. Porém deve se lamentar mais uma vez, assim como em 2006, caíram em um grupo complicado. Mas são mais confiáveis do que Portugal, a seleção de Cristiano Ronaldo é muito dependente do seu camisa 7. No papel, são razoáveis. Em campo, terão que superar a desconfiança que causaram nas eliminatórias européias.

Grupo H
Espanha
Suíça
Honduras
Chile


Mesmo com o título da Eurocopa, a seleção espanhola vive o trauma de amarelar nas horas mais importantes. Parecem ter superado essa história na competição continental. Será que aguentam uma Copa do Mundo? No papel e em campo a equipe é perfeita. Equilibrada e habilidosa em todos os setores do campo. Para muitos, a Copa do Mundo de 2010 é da Espanha. Resta a "Fúria" querer.
Vejo a Suíça como adversária do Brasil nas Oitavas de final. Me preocupa como adversária. É uma legítima retranca, parece intransponível. Alguns jogadores são bastante experientes, caso do atacante Frei (30 anos). Jogo contra Suíça é no máximo 1 a 0.
Honduras é mais uma das seleções que estarão a passeio na África do Sul em 2010. Fraca e inexperiente, Honduras terá que cuidar para não ser mais um saco de pancadas no continente africano.
O Chile pode aprontar como fez em sua última participação em Copas do Mundo, em 1998, na França. Principalmente por ter no comando o argentino Marcelo 'El Loco' Bielsa. Os chilenos possuem uma seleção forte ofensivamente, com destaque para Mark Gonzalez, Suazo e 'El Mago' Valdívia. Porém, defensivamente é uma equipe com deficiências, a começar pela baixa estatura, problema que pode ficar evidente nas partidas diante das seleções européias.

Um comentário:

Edgard Matsuki disse...

A análise foi bacana, mas discordo de alguns pontos. O grupo da itália não é o mais fraco da copa, até porque o Paraguai é uma seleção de respeito. O grupo mais fraco, ou melhor, com menor competitividade é o H. Nele a Espanha vai arrebentar os adversários e partir com moral para enfrentar o segundo do grupo G, o mais forte. E o Brasil que se cuide para não virar piada de português. YOSHI!