Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O pontapé inicial do futebol brasileiro

A temporada do futebol nacional tem início amanhã com a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. Infelizmente há algum tempo a "Copinha", como é conhecida, perdeu o seu "charme" e a função de celeiro de atletas. Tornou-se assunto de interesse apenas de empresários que enxergam nas mercadorias futebol e jogador fontes de grandes lucros.

Para se ter uma idéia em 1969, na sua primeira edição, a Copa São Paulo tinha apenas quatro participantes e era apenas uma forma de homenagem ao aniversário da capital paulista. Hoje, a competição está inchada, novamente serão 88 clubes divididos em 22 grupos. Cada equipe pode inscrever no máximo 25 atletas, o que totaliza 2.200 jovens jogadores. São poucas as oportunidades, pois uma equipe eliminada na primeira fase da competição joga apenas três partidas. O que prejudica o propósito de revelar verdadeiros talentos.

E realmente não é fácil passar pela primeira fase, já que apenas o primeiro colocado de cada grupo mais os 10 melhores segundos colocados tem vaga na segunda fase. A partir daí os jogos são em mata-mata simples, no caso de empate, pênaltis.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) estipulou a idade limite de 18 anos para os atletas inscritos. Ou seja, a competição da categoria Juniores, passa a ser disputada por atletas Juvenis. A baixa idade é uma das condições criadas pela FPF para acabar com a ação de empresários e cativar os grandes clubes de futebol a participarem da Copa São Paulo. Porém em 2009 a Copinha não terá clubes como Náutico, Sport e Botafogo-RJ, que se recusaram a participar da competição. O principal motivo é justamente a ação dos empresários.

Neste ano a FPF também proibiu a participação de times de grupos empresariais. Mas alguns driblaram a regra, caso da Traffic, a empresa de marketing esportivo criou o Desportivo Brasil e para inscrever a equipe na Copinha se associou ao São Bento de Sorocaba.

Se o propósito de revelar atletas não foi afetado, alguém poderia me dizer onde estão os destaques do campeão da Copa São Paulo de 2008? Só para lembrar, o campeão do ano passado foi o Figueirense, que na final enfrentou o Rio Branco-SP. Talvez, o maior destaque do ano que terminou tenha o nome de Márcio Fernandes, isso mesmo, aquele que fechou o ano como treinador da equipe profissional do Santos e que treinava os garotos da base do peixe na Copinha 2008.

Nenhum comentário: