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terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fórmula-1 2009: Máquinas alteradas (3ª Parte)

A cada ano a Fórmula-1 tenta evoluir os carros e ao mesmo tempo equilibrar o campeonato. Durante a "Era Schumacher", as tentativas de deixar o campeonato mais emocionante e "atrativo" eram constantes. No período, o alemão encontrou no caminho um adversário forte, Fernando Alonso, e uma McLaren que pôde fazer frente à hegemonia da Ferrari.

Nas duas últimas temporadas pôde-se comprovar que as mudanças e a ausência de um piloto fora de série trouxeram um enorme equílibrio ao campeonato. Depois de muito tempo, em 2007, os fãs da categoria tiveram a oportunidade de acompanhar uma disputa de título entre três pilotos na última corrida. Em 2008, assistiram a três equipes se destacando ao longo do campeonato.

Para 2009 as mudanças nos carros são bem visíveis (foto ao lado), nas pistas o campeonato tende a ganhar em emoção. Algumas das modificações nos levam às temporadas mais antigas, aos bons tempos da F-1 (não que esses sejam ruins, mas já tivemos melhores). Confira as alterações nas máquinas protagonistas do Mundial 2009:


Pneus Slick

O regresso dos pneus slick é uma das principais novidades para a temporada 2009 da categoria. O nome slick é usado para denominar um pneu liso, sem os sulcos dos pneus usados em temporadas anteriores. Proporcionam para os carros uma maior superfície de contato, são mais rápidos e facilitarão ultrapassagens.

Os pneus slicks estavam fora da categoria desde a temporada de 1997.


Sistema de Recuperação de Energia Cinética - KERS

Em 2009, os carros contarão com o KERS (Kinetic Energy Recovery System/Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Sua função é reaproveitar a energia gerada nas frenagens (antes dissipada na forma de calor) e armazená-la em duas baterias. O sistema proporciona cerca de 80 cavalos de potência a mais durante mais ou menos 7 segundos a cada volta. Com a novidade, os pilotos terão um botão a mais no volante, exatamente o que ativa o KERS.

Porém, alguns problemas foram encontrados durantes os testes da F-1, além de pesar cerca de 25Kg, o aparelho de KERS tem enfrentado problemas de segurança. Não há garantia de que seu uso ou quebra não ofereçam riscos à integridade física de pilotos e mecânicos. Durante os testes da categoria, a Ferrari de Kimi Raikkonen teve problemas com o resfriamento do aparelho e um mecânico da BMW tomou um choque elétrico ao encostar no carro.


Aerodinâmica

Os carros terão carga aerodinâmica reduzida, com o objetivo de facilitar ultrapassagens. Ficam proibidos os apêndices. O difusor (parte de trás do assoalho) seguirá um desenho padrão.

- Asa Dianteira

O aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Dessa maneira, os pilotos terão controle para ajustar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler está praticamente colado ao solo e foi alargado em 40cm (140cm para 180cm), indo até o limite dos pneus. A largura foi reduzida de 15cm para 7,5cm.

- Asa Traseira

Ficará mais estreita e deve ganhar altura para dar um maior equilibrio ao carro, uma forma de compensar o peso do KERS.


Seguem duas frases recentes de pilotos da Fórmula-1. Frases com as quais eu concordo plenamente:
"É o carro mais feio que já diriji na minha vida" - Christian Klien (piloto de testes da BMW).
"É largo demais. Estou curioso pra ver quantos aerofólios vão voar na Austrália, na primeira corrida" - Kubica (sobre a asa dianteira).

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