Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

UEFA Champions League: Seleção da Rodada - Jogos de Ida - Oitavas-de-final

Uma seleção pra ninguém botar defeito. Juntar os melhores jogadores que atuaram nesta terça e quarta pela fase oitavas-de-final da UEFA Champions League é um trabalho díficil, mas a certeza que se tem é o time vai ser bom seja com quem for. Foram partidas emocionantes e o Geral Esportivo teve trabalho pra definir os 11 destaques dos oito jogos, até porque sempre vão achar que está faltando alguém, afinal gosto não se discute não é mesmo?

Mesmo assim me arrisco com um time que fez diferença a favor das suas equipes nas partidas de ida na Champions:

-------------------------------------------------------------------------------------------------

GOLEIRO:

Julio Cesar (Inter de Milão) - Num duelo de gigantes contra o Manchester, o brasiliero se destacou com excelentes defesas e deu uma segurança enorme para a defesa interista, que mesmo assim teve atuação discreta e obrigou o goleiro a trabalhar muito durante todo o jogo, inclusive com um desarme providencial sobre Rooney aos 43 do segundo tempo. Pode colocar colocar este empate na conta do Julio, viu Mourinho?

LATERAL-DIREITO:

Oddo (Bayer de Munique) - O discreto lateral italiano teve boa atuação na goleada sobre o Sporting, e participou do jogo com bons passes no ataque e uma marcação eficiente sobre os meias lusos que jogavam pelo seu setor na defesa. Pela assistência num dos gols bávaros e a falta de um outro lateral que tenha se destacado na rodada, demos um crédito ao garoto (nem tão garoto assim...)

ZAGUEIROS:

Ferdinand (Manchester United) - Sua boa fase o coloca como o melhor zagueiro do mundo na atualidade, e no duelo contra a Inter não foi diferente, um tempo de bola e posicionamento que obrigaram Adriano e Ibra a fugirem do combate dentro da área e buscarem o jogo no meio campo. Pela atuação regular dele, que hoje está acima da média, merere seu lugar entre os melhores da rodada.

Rafa Marquez (Barcelona) - Ninguém tem dúvida que o ataque azul-grená é excelente...mas esquecem que a defesa vem dificultando um caminho que poderia ser mais fácil para os comandados de Guardiola, Pique e Puyol não param de fazer pixotadas e por isso o volante Rafa Maruqez foi parar na zaga pra colocar ordem na casa, e contra o Lyon depois de sua vinda como terceiro zagueiro o time francês assustou bem menos o goleirão Valdes. Jogando por três, Rafa tem lugar no time da rodada.

LATERAL-ESQUERDO

Fábio Aurélio (Liverpool) - Num time que prima pela defesa, Fábio Aurélio aparece como poucos no ataque e recompõe a defesa de acordo com a cartilha da tal linha de quatro jogadores. Contra o Real, o Liverpool teve nele uma grande arma para suas jogadas ofensivas e o brasileiro mostrou porque tem lugar cativo no time de Rafa Benitez. Nos jogos de ida, ele foi sem dúvida o melhor

VOLANTES

Mascherano (Liverpool) - Nunca vi jogador pra se multiplicar em campo como o "Chefito" fez no Santiago Bernabéu. Parecia que tinha três dele no campo, e com seus desarmes precisos (e algumas faltinhas dignas dos argentinos) ele tomou conta do meio campo vermelho, não dando chances para o toque de bola merengue. Como os Reds cada vez são o time da marcação, nada melhor que Mascherano para representar essa virtude.

Gilberto Silva (Panathinaikos) - Sei que são poucos que aturam ele com a camisa titular da amarelinha, e eu me coloco nessa maioria, mas ele comanda todas as ações do meio campo grego, que teve aulas (e aprendeu bem) de como destruir, mas muito pouco de construir, e por incrível que possa parecer Gilberto faz bem esse papel por lá, e ajudou muito a segurar o empate no El Madrigal. Pela injustiça brasiliera e minha com G.Silva, garante um lugarzinho pra ele aí.

MEIAS:

Juninho (Lyon) - Tá igual vinho, quanto mais velho melhor. O pernambucano é o maestro do heptacampeão francês e só pelo golaço de falta já tinha lugar na seleção da rodada, mas para dizer mais o brasiliero cansou de municiar o artilheiro Benzema, que parava ou em Valdes ou mesmo nas próprias pernas. Messi avisou, e é bom o Barça tomar cuidado mesmo!

Ribéry (Bayer de Munique) - Algúem falou por moço da cicatriz que era carnaval e ele levou a afirmativa ao pé da letra. Tava díficil dos lisboetas verem a cor da bola quando a gorducinha tava nos pés do francês, e ele além de abrir a goleada alemã ainda se esbaldou se brigar Tonéis e Pereirinhas de vida, ou seja, só deu Ribery em Portugal. Vaga pra ele porque a fase tá boa por craque do time vice-campeão mundial.

ATACANTES

Lisandro López (Porto) - O artilheiro da Liga dos Campeões junto com Ribéry conseguiu este título provisório graças a atuação de gala contra o Atlético de Madri, e vem evoluindo seu futebol com gols e jogos de bom nível técnico. Deslanchou com dois gols na Espanha e compensou o frangaço de Hélton no gol do time de Kun Aguero. Deixou pra trás o pessoal que só quis saber ciscar e não fazer gol na rodada de carnaval.

Drogba (Chelsea) - Quando o número 1 da Costa do Marfim quer jogar ele faz parte do seleto grupo dos grandes matadores do futebol mundial, e com a chegada de Gus Hiddink o 11 dos Blues decidiu voltar a forma que o consagrou, com papel vital na vitória em casa de seu time, marcando o único gol da peleja mostrando seu faro de gol inconfundível. Atacante que decide tem vaga por aqui!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

E aí, gostou? não gostou? Faça a sua seleção nos comentários...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Copa da UEFA: Resultados - Jogos de Volta - 1/16-de-final

A quinta-feira foi de futebol nos quatro cantos da Europa pela Copa da UEFA. Não só a bola, mas as zebras rolaram soltas pelos estádio do velho continente: A principal delas foi a eliminação do Milan para o Werder Bremem em pleno San Siro; depois de estar vencendo por 2x0 o time rossoneri relaxou e Pizarro(2) deixou furiosa a massa rubro-negra italiana. Destaque também para os gols brasileiros na rodada, que ajudaram suas equipes a garantir vaga nas oitavas-de final da competição, como o de Vagner Love, do CSKA Moscow, que abriu o caminho para o 2x0 diante do Aston Villa e do desconhecido Jajá, do Metalist (UCR), que mandou pra casa a tradicional equipe da Sampdoria após a vitória ucraniana por 2x0.

Confira todos os classificados à fase oitavas-de-final da Copa da UEFA:
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Valencia (ESP) 2 x 2 Dynamo de Kiev (UCR)
Gols: Kravets(2) p/ o Dynamo de Kiev; Marchena e Del Horno p/ o Valencia
(1ª partida - 1x1) - (CLASSIFICADO: Dynamo de Kiev)

Stuttgart (ALE) 1 x 2 Zenit (RUS)
Gols: Semshov e Fayzulin p/ o Zenit; Gebhart p/ o Stuttgart
(1ª partida - 2x1 Zenit) - (CLASSIFICADO: Zenit)

Saint-Etienne (FRA) 2 x 1 Olympiacos (GRE)
Gols: Payet e Ilan p/ o Saint-Etienne; Óscar p/ o Olympiacos
(1ª partida - 3x1 Saint-Etienne) - (CLASSIFICADO: Saint-Etienne)

CSKA Moscow (RUS) 2 x 0 Aston Villa (ING)
Gols: Zhirkov e Vágner Love p/ o CSKA Moscow
(1ª partida - 1x1) - (CLASSIFICADO: CSKA Moscow)

Milan (ITA) 2 x 2 Werder Bremen (ALE)
Gols: Pizarro(2) p/ o Werder Bremen; Pirlo e Alexandre Pato p/ o Milan
(1ª partida - 1x1) - (CLASSIFICADO: Werder Bremen)

Wolfsburg (ALE) 1 x 3 PSG (FRA)
Gols: Luyindula(2) e Rothen p/ o PSG; Hasebe p/ o Wolfsburg
(1ª partida - 2x0 PSG) - (CLASSIFICADO: PSG)

Hamburgo (ALE) 1 x 0 NEC Niejemen (HOL)
Gol: Olic p/ o Hamburgo
(1ª partida - 3x0 Hamburgo) - (CLASSIFICADO: Hamburgo)

Metalist (UCR) 2 x 0 Sampdoria (ITA)
Gols: Valyaev e Jajá p/ o Metalist
(1ª partida - 1x0 Metalist) - (CLASSIFICADO: Metalist)

Galatasaray (TUR) 4 x 3 Bordeaux (FRA)
Gols:Turan(2),Kewell e Sarioglu p/o Galatasaray;Bellion,Chamakh e Cavenaghi p/o Bordeaux
(1ª partida - 0x0) - (CLASSIFICADO: Galatasaray)

La Coruña (ESP) 1 x 3 Aalborg (DIN)
Gols: Shelton, Johansson e Enevoldsen p/ o Aalborg; Sergio p/ o La Coruña
(1ª partida - 3x0 Aalborg) - (CLASSIFICADO: Aalborg)

Udinese (ITA) 2 x 1 Lech (POL)
Gols: Pepe e Di Natale p/ a Udinese; Rengifo p/ o Lech
(1ª partida - 2x2) - (CLASSIFICADO: Udinese)

Standard Liége (BEL) 1 x 1 Sporting Braga (POR)
Gols: Aguiar p/ o Braga; Mbokani p/ o Standard
(1ª partida - 3x0 Braga) - (CLASSIFICADO: Braga)

Tottenham (ING) 1 x 1 Shakhtar Donetsk (UCR)
Gols: Fernandinho p/ o Shakhtar; Giovani dos Santos p/ o Tottenham
(1ª partida - 2x0 Shakhtar) - (CLASSIFICADO: Shakhtar)

Manchester City (ING) 2 x 1 FC Copenhague (DIN)
Gols: Bellamy(2) p/ o Manchester City; Vingaard p/ o Copenhague
(1ª partida - 2x2) - (CLASSIFICADO: Manchester City)

Ajax (HOL) 1 x 1 Fiorentina (ITA)
Gols: Leonardo Santiago p/ o Ajax; Gilardino p/ a Fiorentina
(1ª partida - 1x0 Ajax) - (CLASSIFICADO: Ajax)

Twente (HOL) 0 x 1 Olympique de Marseille (FRA) - (Pênaltis: 7x6 Olympique)
Gol: Ben Arfa p/ o Olympique
(1ª partida - 1x0 Twente) - (CLASSIFICADO: Olympique)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

UEFA Champions League: Resultados - Jogos de Ida - Oitavas-de-Final (Quarta)

A quarta-feira de cinzas foi marcada pelos visitantes indigestos nas oitavas-de-final da UEFA Champions League, com exceção feita ao Chelsea, que derrotou a Juve em Londres por 1 a 0. Na Espanha, o Villarreal perdeu uma boa chance de abrir vantagem sobre os gregos do Panathinaikos, e não foi além de um empate por 1 a 1 no Estádio El Madrigal. Podia ser pior, pois o time de Gilberto saiu na frente, mas Rossi fez de pênalti para os amarelos, que agora precisam da vitória, ou empate por 2 ou mais gols para garantir vaga nas quartas-de-final na casa do adversário.

Chegando em Lisboa, vi que cometi em erro quando falei que o Sporting faria seu primeiro jogo em mata-mata na Champions, isso porque os portugueses simplismente eram inexistentes no campo de jogo, nem parecia que havia dois times na partida!. Mas falando pra valer, o Sporting até que esboçou complicar a vida do Bayer no início de jogo, porém a experiência e bagagem dos bávaros na competição fez diferença no fim da etapa inicial, quando Ribéry deu vantagem aos visitantes. No 2o.tempo aí sim, não houve estréia dos lisboetas coisa alguma, os alemães (apesar de ter um francês, um italiano, um holandês e alguns brasileiros no meio) passeou em campo e não perdoava o pobre goleiro Tiago. Toni (2 vezes), Ribéry e Klose praticamente fecharam o cachão da série: 5x0 na conta do Bayer.

Já o Chelsea fez o que reza a cartilha do mata-mata quando se atua no primeiro jogo em seus domínios, venceu por uma vantagem mínima mas significativa quando se fala em duelos equilibrados como o dos Blues contra a Juventus de Turim. Drogba fez a alegria do técnico estreante em casa Gus Hiddink logo aos 12 do primeiro tempo, depois de lindo passe de Kalou, que deixou o marfinense na cara de Buffon. Depois o duelo ficou muito truncado, ainda sim Anelka fez o de prache dele e perdeu uma ou outra chance clara de gol e Amauri, quando escapava da marcação de Terry e Alex, não venceu o confiante Cech. 1 a 0 e alegria da maior parte dos 38.000 espectadores no Stamford Brigde.

O Liverpool foi sem dúvida a superação do dia, pois sem seu capitão e astro Gerrard e com um Santiago Bernabeu lotado não fraquejou diante do Real e jogou um balde de água fria na boa fase dos merengues. No começo do duelo, o Real foi mais incisivo e teve um gol anulado de Higuaín por impedimento na origem do lance, sem contar as boas defesas de Pepe Reina durante toda a metade inicial. Na volta do intervalo, o time vermelho começou a se soltar e mesmo com a entrada de Guti no lugar de Marcelo pelo lado do Real as coisas estavam boas para o time da terra dos Beattles. Quando o jogo ia caindo no banho-maria do 0x0, Benayoun, de cabeça aos 38 da etapa derradeira, mostrou que não dá pra brincar quando se fala em mata-mata com o time de Rafa Benitez: 1x0 e vantagem boa para os Reds administrarem em Anfield.

Confira os resultados dos duelos desta quarta-feira pela fase oitavas-de-final da UEFA Champions League, todos às 16 horas e 45 minutos (horário de Brasília)

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Final:

Villarreal 1 x 1 Panathinaikos

Estádio: El Madrigal
Arbitro: Konrad Plautz (Austria)
Assistentes:Bernhard Zauner e Andreas Fellinger (ambos da Austria)

Villarreal: Diego López; Ángel (CA), Cygan, Fuentes e Bruno; Marcos Senna (CA), Cazorla, Ibagaza (Cani) e Egueren (Pires); Rossi (Gol de pênalti aos 22'/2T) e Llorente (Nihat)
Técnico: Manuel Pellegrini

Panathinaikos: Galinovic; Goumas (CA) (Gabriel), Wawrznyak, Sarriegui e Spiropoulos; Gilberto Silva (CA), Leontiou e Mate Junior; Karagounis (Gol aos 14'/2T), Mantzious (Rukavina) e Cleyton
Técnico: Ten Kate

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Sporting 0 x 5 Bayer de Munique

Estádio: José Alvalade
Árbitro: Bertrand Layec (França)
Assistentes: David Benech e Michael Annonier (França)

Sporting: Tiago; Abel (Pereirinha (CA)), Tonel (CA), Anderson Polga e Caneira; Fabio Rochemback, Romagnoli, Izmailov (Vukcevic) e João Moutinho; Liedson e Derlei (Djaló)
Técnico: Paulo Bento

Bayer: Rensing; Oddo (Lell), Lucio (Van Buyten), Demichelis e Lahm; Van Bommel (CA), Zé Roberto, Altintop e Ribéry (Gol aos 42'/1T e 18'/2T); Luca Toni (Gols aos 39 e 45'/2T) e Klose (Gol aos 12'/2T)
Técnico: Jurgen Klinsmann

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Chelsea 1 x 0 Juventus

Estádio: Stamford Bridge
Árbitro: Olegário Benquerença (Portugal)
Assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda (Portugal)

Chelsea: Cech; Bosingwa (Mancienne), Terry, Alex e A. Cole; Obi Mikel, Lampard, Ballack(Malouda) e S. Kalou; Anelka e Didier Drogba (Gol aos 12'/1T)
Técnico: Guus Hiddink

Juventus: Buffon; Mellberg, Legrottaglie, Chiellini e C. Molinaro (Marchioni); Camoranesi (Marchiso), M. Sissoko, Tiago e Nedved (CA); Alessandro Del Piero e Amauri
Técnico: Claudio Ranieri

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Real Madri 0 x 1 Liverpool

Estádio: Santiago Bernabeu
Árbitro: Roberto Rosseti (Itália)
Assistentes: Paolo Calcagno e Cristiano Copelli (ambos da Itália)

Real Madri: Casillas; Sergio Ramos, Pepe, Cannavaro (CA) e Heinze; Fernando Gago (CA), Diarra, Marcelo (Guti) e Robben; Raul e Higuain
Técnico: Juande Ramos

Liverpool: Reina; Arbeloa, Carragher, Skrtel e Fábio Aurélio; Mascherano (CA), Xabi Alonso, Riera (CA) e Benayoun (Gol aos 37/2T); Kuyt (Lucas) e Fernando Torres (CA) (Babel)
Técnico: Rafa Benítez

-------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

UEFA Champions League: Resultados - Jogos de Ida - Oitavas-de-Final (Terça)

Foi como se esperava. Talvez com mais gols em alguns jogos, mas sem dúvida alguma não faltou emoção à primeria leva de jogos das oitavas-de-final da UEFA Champions League desta terça-feira. Para começar, o Atlético de Madri teve o apoio dos seus torcedores e também do goleirão Hélton, do Porto, que entregou de bandeija o segundo gol dos espanhóis no Vicente Calderón, mas não passou de um empate com o Porto do agora artilheiro da Liga dos Campeões, Lisandro Lopéz, em 2 a 2.

Na França, o Lyon fez valer seu mando nos 15 primeiros minutos de jogo, com direito a golaço de falta do brasileiro Juninho Pernambucano e chances perdidas por Benzema. Depois só deu Barça, que com seu ataque envolvente acabou na base do fórceps arrancando o empate através do francês Henry, que aos poucos volta a recuperar o futebol que o consagrou em outros carnavais (não custa aproveitar a data pra fazer o trocadilho né?).

O melhor mandante do dia apareceu no Emirates Stadium em Londres, onde Arsenal jogou simplismente pro gasto e fez o seu golzinho num pênalti bem cobrado por Van Persie (se fosse mal cobrado ele teria errado), furando a retranca romana e jogando por um empate, ou derrota de um gol de diferença exceto o 1x0 no Estádio Olímpico da capital italiana.

Inter e Manchester praticaram um esporte a parte em Milão. Podia se dizer que era um xadrez adaptado, porque ninguém queria levar o xeque-mate e as duas equipes chegavam timidamente ao gol adversário, com medo do abominável contra-ataque inimigo. Os Diabos Vermelhos apostaram nas boas arrancadas de Cristiano Ronaldo, e por isso tiveram ligeira vantagem nas chances criadas na primeira etapa. Na volta do intervalo, a Inter voltou com instinto de dono de casa e até assustou a invencibilidade de quase 1500 minutos sem sofrer gol do holandês Van der Sar, mas recentia de um homem de criação e obrigava o matador Ibrahimovic a buscar o jogo na intermediária de ataque. Não deu outra, quem não arrisca não petisca, 0x0 e tudo será decidio em Old Trafford.

Confira os resultados das partidas da fase oitavas-de-final da UEFA Champions League desta terça-feira:

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Atlético de Madri 2 x 2 Porto

Estádio: Vicente Calderón
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Peter Kirkup e Michael Mullarkey (Inglaterra)

Atlético de Madri: Leo Franco; Seitaridis, Pablo, Ujfalusi e Antonio López; Paulo Assunção, Raúl García, Maxi Rodriguez (Gol aos 3`/1T) e Simão; Forlán (Gol aos 45`/1T) e Agüero
Técnico: Abel Resino.

Porto: Hélton; Fucile, Bruno Alves, Rolando e Cissokho; Fernando, Raúl Meireles e Lucho González; Cristian Rodríguez, Lisandro López (Gols aos 22`/1T e 23`/2T) e Hulk
Técnico: Jesualdo Ferreira

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Lyon 1 x 1 Barcelona

Estádio: Muncipal de Gerland
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Assistentes: Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel (Alemanha)

Lyon: Lloris; Mensah, Boumsong, Cris e Grosso (CA); Toulalan (CA), Kalsstrom, Delgado, Ederson e Juninho (Gol de falta aos 7`/1T) ; Benzema
Técnico: Claude Puel

Barcelona: Valdés; Daniel Alves (CA), Piquét, Rafa Márquez e Puyol (CA); Xavi, Touré e Busquets (CA); Messi, Eto'o e Henry (Gol aos 21`/2T)
Técnico: Josep Guardiola

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Arsenal 1 x 0 Roma

Estádio: Emirates
Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)
Assistentes: Henrik Sonderby e Anders Norrestrand (Dinamarca)

Arsenal: Almunia; Eboué, Gallas, Touré e Djourou; Song, Denílson, Diaby, Van Persie (Gol de pênalti aos 37`/1T) e Vela; Bendtner
Técnico: Arsene Wenger

Roma: Doni; Cicinho, Panucci, Mexes e Riise; De Rossi, Perrota, Brighi e Taddei; Totti e Julio Baptista
Técnico: Luciano Spalletti

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Inter de Milão 0 x 0 Manchester United

Estádio: Guiseppe Meazza
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)
Assistentes: Jesús Calvo Guadamuro e José Manuel Fernandez Miranda (Espanha)

Inter de Milão: Julio César; Maicon (CA), Santon, Rivas (Cordoba) e Chivu (CA); Zanetti, Cambiasso, Muntari (Cruz) e Stankovic; Ibrahimovic e Adriano (Balotelli)
Técnico: José Mourinho.
Itálico

Manchester United: Van der Sar; O`Shea, Ferdinand, Evans e Evra; Carrick, Fletcher (CA), Park Ji-Sung e Cristiano Ronaldo; Giggs (Rooney) e Berbatov
Técnico: Alex Ferguson.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Legenda:
*(CA) - Cartão Amarelo
*(CV) - Cartão Vermelho

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fórmula-1 2009: Máquinas alteradas (3ª Parte)

A cada ano a Fórmula-1 tenta evoluir os carros e ao mesmo tempo equilibrar o campeonato. Durante a "Era Schumacher", as tentativas de deixar o campeonato mais emocionante e "atrativo" eram constantes. No período, o alemão encontrou no caminho um adversário forte, Fernando Alonso, e uma McLaren que pôde fazer frente à hegemonia da Ferrari.

Nas duas últimas temporadas pôde-se comprovar que as mudanças e a ausência de um piloto fora de série trouxeram um enorme equílibrio ao campeonato. Depois de muito tempo, em 2007, os fãs da categoria tiveram a oportunidade de acompanhar uma disputa de título entre três pilotos na última corrida. Em 2008, assistiram a três equipes se destacando ao longo do campeonato.

Para 2009 as mudanças nos carros são bem visíveis (foto ao lado), nas pistas o campeonato tende a ganhar em emoção. Algumas das modificações nos levam às temporadas mais antigas, aos bons tempos da F-1 (não que esses sejam ruins, mas já tivemos melhores). Confira as alterações nas máquinas protagonistas do Mundial 2009:


Pneus Slick

O regresso dos pneus slick é uma das principais novidades para a temporada 2009 da categoria. O nome slick é usado para denominar um pneu liso, sem os sulcos dos pneus usados em temporadas anteriores. Proporcionam para os carros uma maior superfície de contato, são mais rápidos e facilitarão ultrapassagens.

Os pneus slicks estavam fora da categoria desde a temporada de 1997.


Sistema de Recuperação de Energia Cinética - KERS

Em 2009, os carros contarão com o KERS (Kinetic Energy Recovery System/Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Sua função é reaproveitar a energia gerada nas frenagens (antes dissipada na forma de calor) e armazená-la em duas baterias. O sistema proporciona cerca de 80 cavalos de potência a mais durante mais ou menos 7 segundos a cada volta. Com a novidade, os pilotos terão um botão a mais no volante, exatamente o que ativa o KERS.

Porém, alguns problemas foram encontrados durantes os testes da F-1, além de pesar cerca de 25Kg, o aparelho de KERS tem enfrentado problemas de segurança. Não há garantia de que seu uso ou quebra não ofereçam riscos à integridade física de pilotos e mecânicos. Durante os testes da categoria, a Ferrari de Kimi Raikkonen teve problemas com o resfriamento do aparelho e um mecânico da BMW tomou um choque elétrico ao encostar no carro.


Aerodinâmica

Os carros terão carga aerodinâmica reduzida, com o objetivo de facilitar ultrapassagens. Ficam proibidos os apêndices. O difusor (parte de trás do assoalho) seguirá um desenho padrão.

- Asa Dianteira

O aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Dessa maneira, os pilotos terão controle para ajustar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler está praticamente colado ao solo e foi alargado em 40cm (140cm para 180cm), indo até o limite dos pneus. A largura foi reduzida de 15cm para 7,5cm.

- Asa Traseira

Ficará mais estreita e deve ganhar altura para dar um maior equilibrio ao carro, uma forma de compensar o peso do KERS.


Seguem duas frases recentes de pilotos da Fórmula-1. Frases com as quais eu concordo plenamente:
"É o carro mais feio que já diriji na minha vida" - Christian Klien (piloto de testes da BMW).
"É largo demais. Estou curioso pra ver quantos aerofólios vão voar na Austrália, na primeira corrida" - Kubica (sobre a asa dianteira).

sábado, 14 de fevereiro de 2009

NBB: Classificação

Classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) após cinco rodadas:



















Flamengo e Franca perderam na última rodada sua invencibilidade ao serem derrotados por Limeira e Brasília, respectivamente. Os cariocas foram até o interior paulista e acabaram derrotados por 108 a 101, na primeira partida da NBB em que duas equipes passaram da contagem centenária.

Por sua vez, o Franca perdeu em casa para o Brasília, 59 a 66. Ambas equipes sofreram apenas uma derrota na competição e dividem a terceira colocação da tabela, com quatro partidas cada. Já o Flamengo manteve a liderança, dividindo-a com o Joinville, quatro vitórias e uma derrota para cada lado.

Outros Resultados:

Joinville 93 x 50 Saldanha da Gama
Lajeado 84 x 93 Cetaf
São José 88 x 89 Minas
Assis 87 x 77 Pinheiros
Bauru 88 x 72 Paulistano


Próxima Rodada (6ª Rodada)

Brasília x Saldanha da Gama
Araraquara x Limeira
Franca x São José
Joinville x Paulistano
Lajeado x Pinheiros
Minas x Bauru
Flamengo x Assis

Fórmula-1 2009: Calendário (2ª Parte)

Em Outubro do ano passado a Federação Internacional de Automobilsmo (FIA) divulgou o calendário provisório da Temporada 2009 da Fórmula-1. Mas como dito, o calendário de provas era apenas provisório e de Outubro até hoje a entidade realizou algumas mudanças e ajustes tanto nas datas quanto nos horários das provas.

Agora você pode conferir em definitivo (como diria Galvão Bueno) o calendário da F-1 em 2009, que terá inicio no próximo dia 29 de Março e término em 1º de Novembro.

GP da Austrália - Melbourne
29/03/2009
Horário de Brasília: 3h
Nº de Voltas: 58


GP da Malásia - Kuala Lampur
05/04/2009
Horário de Brasília: 6h
Nº de Voltas: 56


GP da China - Xangai
19/04/2009
Horário de Brasília: 4h
Nº de voltas: 56


GP do Bahrein - Manama
26/04/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 57


GP da Espanha - Barcelona
10/05/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 66


GP de Mônaco - Monte Carlo
24/05/2009
Horário de Brasília: 9h
Nºde Voltas: 78


GP da Turquia - Istambul
07/06/2009
Horário de Brasília: 9h
Nºde Voltas: 58


GP da Inglaterra - Silverstone
21/06/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 60


GP da Alemanha - Nürburgring
12/07/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 67


GP da Hungria - Budapeste
26/07/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 70


GP da Europa - Valência
23/08/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 57


GP da Bélgica - Francorchamps
30/08/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 44


GP da Itália - Monza
13/09/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 53


GP de Cingapura - Cingapura
27/09/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 61


GP do Japão - Suzuka
04/10/2009
Horário de Brasília: 2h
Nº de Voltas: 53


GP do Brasil - São Paulo
18/10/2009
Horário de Brasília: 14h
Nº de Voltas: 71


GP dos Emirados Árabes Unidos - Abu Dhabi
01/11/2009
Horário de Brasília: 9h
Nº de Voltas: 55



As novidades ficam por conta das ausências dos GP's da França e do Canadá, com a retirada da corrida de Montreal a F-1 fica sem provas na América do Norte. O GP da China sofreu um reposicionamento no calendário, em 2008 era a antepenúltima prova, na nova temporada será a terceira corrida. O Brasil terá o penúltimo GP do calendário, dando espaço para a novidade da Temporada, Emirados Árabes, fechar o ano de 2009 na categoria. Outras pequenas mudanças ficam por conta do horário das provas nas nossas madrugadas, influenciada pelas televisões européias a FIA alterou horários de GP's como o da Austrália, por exemplo, que ocorrerá às 3h da manhã. Ou seja, as madrugadas de 2009 serão mais longas para os fãs brasileiros da Fórmula-1.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fórmula-1 2009: Pilotos e Equipes (1ª Parte)

A temporada 2009 de uma das principais categorias do automobilismo mundial está perto de começar, mais precisamente no dia 29 de Março, na Austrália. Mas calendário é uma coisa que mostrarei com mais detalhes amanhã.

Hoje o Geral Esportivo coloca os protagonistas do espetáculo, aqueles que guiam as máquinas. Na verdade, todos perceberão que foram poucas as mudanças nos pilotos e em suas respectivas equipes.

McLaren (Motor: Mercedes)
1- Lewis Hamilton (Reino Unido)
2- Heikki Kovalainen (Finlândia)


Ferrari (Motor: Ferrari)
3- Kimi Räikkönen (Finlândia)
4- Felipe Massa (Brasil)


BMW Sauber (Motor: BMW)
5- Robert Kubica (Polônia)
6- Nick Heidfeld (Alemanha)


Renault (Motor: Renault)
7- Fernando Alonso (Espanha)
8- Nelson Piquet Jr. (Brasil)


Toyota (Motor: Toyota)
9- Jarno Trulli (Itália)
10- Timo Glock (Alemanha)


Toro Rosso (Motor: Ferrari)
11- Sébastien Buemi (Suíça)
12- Sébastien Bourdais (França)


Red Bull (Motor: Renault)
14- Mark Webber (Austrália)
15- Sebastian Vettel (Alemanha)


Williams (Motor: Toyota)
16- Nico Rosberg (Alemanha)
17- Kazuki Nakajima (Japão)


Force India (Motor: Mercedes)
20- Adrian Sutil (Alemanha)
21- Giancarlo Fisichella (Itália)


Duas observações: Ainda hoje o site "Grand Prix" afirmou que Bruno Senna já teria assinado com a Honda, equipe que está à venda, e seria companheiro de Jenson Button (Adeus Barrichello) no próximo ano. Segundo o site, a equipe deve usar motores Mercedes-Benz e também receber apoio financeiro da Petrobras e de um ou dois patrocinadores pessoais do brasileiro. Inclusive esse é o desejo do chefão da Fórmula-1, Bernie Ecclestone, que poderia bancar parte dos custos da equipe.

A outra observação é: Alguém tentaria me explicar qual a implicância, relação, ou sei lá o que da Toro Rosso com o nome Sebastian, Sébastien ou derivados?

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Brasil tem nova seleção de Ginástica Artística Feminina

Na última quarta-feira, após três dias de trabalhos no Centro de Excelência, em Curitiba, a nova treinadora da seleção brasileira de Ginástica Artística Feminina, a ucraniana Iryna Ilyashenko, definiu a equipe base para o próximo ciclo olímpico.

Iryna, auxiliar do ex-treinador Oleg Ostapenko, selecionou nove atletas que pretende utilizar no grupo que buscará vaga nas Olimpíadas de 2012, em Londres. Outras três vagas ficaram reservadas para Laís Souza, Daiane dos Santos e Jade Barbosa, que não participaram da seletiva pois se recuperam de lesão.

Das selecionadas, cinco não faziam parte do grupo que trabalhou com Oleg Ostapenko nos últimos anos. Fazem parte desse grupo as ginastas Anna Carolina Cardoso, Bruna Leal, Nadhine Ourives, Janaina Silva e Priscila Cobello.

O grupo ainda conta com as atletas Ethiene Franco, Khiuane Dias, Ana Claudia Silva e Daniele Hypólito, ginastas que já pertenciam a seleção no ano passado.

Iryna declarou que novas seletivas serão realizadas, por consequência a equipe ainda pode sofrer alterações. A treinadora espera ter a oportunidade de avaliar as condições de Laís, Daiane e Jade nas próximas seletivas. A intenção é ter uma equipe definitiva até Outubro, quando acontecerá o Mundial de Londres, explicou a nova coordenadora da seleção, Georgete Vidor.

As ginastas treinarão em seus clubes e a seleção será reunida apenas em períodos específicos que antecedam algumas competições, diferente do que acontecia no ciclo anterior, no qual as atletas treinavam diariamente no Centro de Excelência de Curitiba.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Um novo Corinthians

Para alguém mais desatento o escudo ao lado não passa de ser do tradicional Sport Club Corinthians Paulista, mas na verdade não é. O ano de 2009 inserido e a palavra paranaense colocada no lugar de paulista entregam o jogo. Na última quinta-feira foi anunciada a criação do Sport Club Corinthians Paranaense, uma parceria entre o Timão original e o J.Malucelli.

O contrato assinado prevê o uso da marca da equipe paulista e também cooperação técnica para a formação e desenvolvimento de atletas. O acordo entre os clubes tem duração de 5 anos e não envolve investimento financeiro, apenas ações conjuntas de marketing e o intercâmbio de jogadores, profissionais e das categorias de base. O Timão fica com preferência na contratação das revelações de sua "filial". Já o Malutron, J.Malucelli e agora Corinthians Paranaense pretende conquistar o coração dos torcedores alvi-negros residentes no estado, a torcida do clube paulista é a maior do Paraná, segundo uma pesquisa recente. Os diretores do "corinthinha" querem aumentar o nível técnico do futebol no estado e fazer do Corinthians Paranaense uma das grandes forças do Paraná assim como seus "rivais" da capital - Coritiba, Atlético-PR e Paraná Clube.

Com o Campeonato Paranaense em andamento, a estreia do novo Corinthians deve acontecer apenas na Copa do Brasil, dia 18 de Fevereiro, diante do Guarani-SP, em Curitiba. Isso, caso a regularização seja feita na CBF e também na Federação Paranaense.

O uniforme do novo Corinthians será idêntico ao do Timão (com exceção de patrocinadores) e, inclusive, fornecido pela Nike. O escudo, além das modificações já mencionadas, não contará com as estrelas.

Curiosidade:

E a Bandeira do estado de São Paulo?
Bem, essa vai continuar ali no meio. Isso mesmo. Um clube com o nome de Corinthians PARANAENSE terá a bandeira PAULISTA.

Segundo o bem-humorado vice-presidente de marketing do clube paulista, Luís Paulo Rosenberg, o verde e branco do estandarte paranaense foi vetado pelo Conselho Deliberativo corintiano. “Todo mundo sabe que nós, corintianos, temos alergia à cor verde. Então, só mudamos o ano de fundação (de 1910 para 2009) e colocamos o Paranaense (as estrelas também saíram). Vamos aproximar ainda mais os dois estados. E essa bandeira é de nós todos: São Paulo é Paraná e Paraná é São Paulo”, completou o vice de marketing.

Por essas e outras que tenho raiva de torcedores do interior que insistem em torcer e apoiar clubes de outros estados. A pessoa vive da economia de seu estado, influencia ela e na hora de apoiar o desenvolvimento do futebol no mesmo, prefere torcer para a "tradição" (se é que há tradição) dos clubes de estados diferentes. Aí acontece isso. Os caras chegam aqui e se acham donos até mesmo do Paraná. O jeito é unir as forças da capital e deixar por nossa conta o "BAIRRISMO".

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Natação e Polo Aquático nos gramados paulistas


É, foi só escrever ontem sobre algum esporte aquático que acaba de acontecer uma baita zica nos gramados de São Paulo, mais especificamente na capital e na região do ABCD paulista.

As partidas entre Corinthians x Portuguesa e Santo André x Marília aconteciam normalmente até que ela chegou. Ela quem? A chuva. E não é uma chuvinha qualquer, um verdadeiro temporal cai sobre as cidades e vem acompanhado de raios e trovões. Em pouco tempo o gramado do Pacaembu ficou assim:


O mais impressionante é que após suspender a partida aos 4 minutos do segundo tempo e depois de algum tempo cancelar o jogo, o árbitro Flávio Rodrigues Guerra deu ouvidos a Federação Paulista de Futebol (FPF), que alega não ter datas no calendário para realizar partidas em São Paulo, e anuncia que o jogo terá continuação. O resultado é que boa parte da torcida corinthiana, influenciada pelo sistma de som que anunciava o cancelamento da partida, deixou o estádio do Pacaembu e agora alguns voltam às arquibancadas, enquanto outros já devem estar no conforto de seus lares, surpresos com certeza pela decisão precipitada do árbitro. Enquanto isso, os jogadores voltam ao trabalho de aquecimento e as autoridades dão um dane-se à integridade física!

A Realidade: Caso o jogo entre Corinthians e Portuguesa fosse cancelado, a continuação da partida teria que acontecer amanhã às 15 horas. Seria perfeito. Não fosse o clássico entre Palmeiras e Santos realizado amanhã às 16 horas em São Paulo. Alguém duvida que esse seja o motivo do jogo continuar nesse momento? E Rola a Bola no Pacaembú. Na verdade não rola muito bem, apesar do gramado estar em condições um pouco melhores. Ahhh... a partida está no 0x0 (informação básica).

Fim de jogo: Corinthians 1 x 1 Portuguesa. Cristhian abriu o placar para a Lusa aos 30 do segundo tempo e Otacílio Neto empatou aos 34 para o Timão. O Corinthians mantém a ponta provisória da tabela, porém com dois jogos a mais que o Palmeiras, vice-líder da competição.

E gritos de HERRERA!!! HERRERA!!! nos ouvidos do atacante Souza, do Corinthians.


Santo André

PARTIDA CANCELADA!
Sem condições o gramado do Bruno José Daniel. Para falar a verdade nem os vestiários tem condições, completamente alagados. A última cena que vi pela TV mostrava uma "cascata" de esgoto dentro de um deles, definição de um repórter da SporTV. Os jogadores nem no estádio estão mais. A partida era vencida pelo Santo André, 1 a 0, gol de Júnior Dutra aos 3 minutos da etapa incial e foi cancelada aos 23 minutos do mesmo tempo. O jogo deveria acontecer amanhã às 15 horas, porém a polícia militar diz não ter condições de trabalhar nesta partida e a diretoria do Santo André informa que precisa de no mínimo 48 horas para que a água desça pelos ralos do vestiário. Com isso, a responsabilidade fica com a Federação Paulista de Futebol, que deve marcar nova data.

Me impressiona as condições de um estádio que hoje pertence a um time da 1ª Divisão do futebol brasileiro. A drenagem até pode ser aceita, a quantidade de água era enorme e, nesse momento as condições do gramado até são melhores. Agora, um vestiário repleto de água? Um tanto quanto inaceitável. Talvez com os erros de hoje se aprenda alguma coisa até 2014.

Fotos: globoesporte.com

Federação norte-americana suspende Phelps por 3 meses

A federação norte-americana de Natação suspendeu o supercampeão olímpico Michael Phelps por três meses por conta da foto em que o nadador foi flagrado fumando maconha em uma festa universitária nos Estados Unidos, em Novembro do ano passado. A fotografia publicada no último domigo por um tablóide inglês mostra o atleta com a boca em um "bong", tubo de ensaio utilizado para fumar a erva. Além da suspensão, a federação também não repassará verbas de patrocínio ao nadador.

A polêmica já fez Phelps perder alguns milhões de dólares. A empresa de cereais Kellog's anunciou que não pretende renovar o contrato de patrocínio com o atleta. Segundo nota oficial - O comportamento dele não é compatível com a imagem da empresa.

Apesar do fato, a federação norte-americana é a primeira a reagir de maneira severa em relação ao caso. Por incrível que pareça, tanto o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) quanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) se sentem decepcionados com a atitude, mas aceitam as desculpas públicas de Phelps. O atacante Ronaldo, em entrevista coletiva, defendeu o nadador norte-americano. "Acho que todos os esportistas têm que passar exemplo principalmente para os jovens. Mas vai cobrar o que do cara que ganhou tudo que disputou na Olimpíada e de repente como ele mesmo assumiu teve um momento de fraqueza e cometeu esse erro. Vai cobrar o que dele?", respondeu o Fenômeno.

A Federação Internacional de Natação (FINA) também saiu em defesa do nadador.

Tá legal que o caso de Michael Phelps não é doping, afinal ele não foi pego em exame algum durante competições, foi algo "ocasional". Mas sair em defesa? Phelps com esse comportamento prejudica sua imagem perante milhares de fãs no mundo todo, as pessoas ficam desapontadas com sua atitude, principalmente crianças norte-americanas que o veem como modelo e herói, como declarou a Federação norte-americana de Natação.

Vale Lembrar que a FINA é a entidade que nos obriga hoje a ver imagens como essa:



Viu só. Bastava Rebeca Gusmão assumir e pedir desculpas para não ser banida do esporte. Ou não?! Fica a questão.

CBF divulga tabela do Brasileirão 2009

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nessa sexta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro 2009. Um campeonato repleto de grandes clubes prova que cada rodada pode ser decisiva e logo na abertura o torcedor tem a oportunidade de acompanhar "clássicos" entre clubes tradicionais do futebol brasileiro.

O atual tricampeão, São Paulo, incia sua jornada em busca do tetra longe de casa, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense, adversário que deu trabalho ao tricolor paulista em 2008. O Corinthians retorna à elite diante do Internacional, em São Paulo. Para fechar o trio de ferro da capital paulista, o Palmeiras, que recebe o Coritiba no Palestra Itália, oportunidade do artilheiro Keirrison enfrentar sua ex-equipe.

Outros confrontos importantes ocorrem no Mineirão e no Olímpico, a equipe do Cruzeiro recebe o Flamengo e o Santos viaja até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio.

Recém promovidos para a Série A, o Avaí recebe o Atlético-MG, já o Grêmio Barueri viaja até Recife, onde encara o Sport. Enquanto isso, o Santo André, de Marcelinho Carioca, enfrenta o Botafogo no ABCD Paulista.

Atlético-PR x Vitória e Goiás x Náutico são os confrontos que fecham a rodada inicial de mais um Campeonato Brasileiro.

A tabela apresenta apenas as rodadas e suas possíveis datas. Segundo a CBF, a especificação entre dias do meio de semana (quarta e quinta) e finais de semana (sábado e domingo) ainda serão divulgados.

1ª Rodada

Corinthians x Internacional
Palmeiras x Coritiba
Santo André x Botafogo
Atlético-PR x Vitória
Grêmio x Santos
Fluminense x São Paulo
Goiás x Náutico
Sport x Grêmio Barueri
Cruzeiro x Flamengo
Avaí x Atlético-MG


2ª Rodada

São Paulo x Atlético/PR
Santos x Goiás
Barueri x Fluminense
Coritiba x Santo André
Internacional x Palmeiras
Flamengo x Avaí
Vitória x Sport Recife
Náutico x Cruzeiro
Atlético/MG x Grêmio
Botafogo x Corinthians


3ª Rodada

Corinthians x Barueri
Palmeiras x São Paulo
Santo André x Flamengo
Atlético/PR x Náutico
Grêmio x Botafogo
Fluminense x Santos
Goiás x Internacional
Sport Recife x Atlético/MG
Cruzeiro x Vitória
Avaí x Coritiba


Confira mais em: http://www.cbf.com.br/sitenoticias/_93931155200926.html

domingo, 1 de fevereiro de 2009

NBB: 2ª Rodada - Resultados Finais

Resultados Finais da 2ªRodada do Novo Basquete Brasil (NBB):

30/01 20h00 Brasília 76 x 65 Bauru
30/01 20h00 Pinheiros 80 x 81 Minas
30/01 20h00 Paulistano 87 x 96 Flamengo
30/01 20h00 São José 91 x 109 Joinville
30/01 20h00 Limeira 75 x 72 Lajeado
30/01 20h00 Saldanha da Gama 84 x 72 Araraquara
31/01 10h00 Cetaf 74 x 83 Franca


-----------------------------------------------------------------------------

Jogos: 3ª Rodada

03/02 20h00 Pinheiros x Paulistano
03/02 20h00 São José x Limeira
03/02 20h00 Saldanha da Gama x Cetaf
03/02 20h00 Araraquara x Franca
03/02 20h00 Joinville x Lajeado
03/02 20h00 Minas x Flamengo
03/02 20h00 Assis x Bauru