Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Dança" dos Técnicos: 25 já caíram


O Campeonato Brasileiro bate recorde de troca de treinadores, o último a cair do cargo foi Cuca, demitido do Fluminense após 7 jogos consecutivos sem vitória. Com isso, a equipe carioca atualmente amarga a penúltima posição no Brasileirão. Por sinal, o ex-treinador da equipe das laranjeiras é o que mais dirigiu equipes na competição em 2008, foram três no total. Além do Fluminense; Santos e Botafogo tiveram o comando de Cuca. Para seu lugar, o tricolor carioca contratou Renê Simões, Campeão Brasileiro da Série B em 2007 pelo Coritiba.

Das 20 equipes que disputam o Brasileirão, apenas Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo, Vitória, Flamengo, Sport e Coritiba ainda não trocaram de treinador durante o campeonato. O fato reflete na classificação das equipes dentro da competição, com exceção do Sport (que conquistou a Copa do Brasil com o atual técnico, Nelsinho Baptista) as outras sete equipes ocupam, curiosamente, as sete primeiras posições na tabela de classificação.

Enquanto isso do outro lado da tabela, a equipe do Atlético-Pr (16ª) é a recordista em troca de comandantes. O time de Curitiba já teve nada mais do que cinco técnicos. Ney Franco - dirigindo atualmente o Botafogo - iniciou a campanha. Passou o cargo para Roberto Fernandes, que deu lugar a Tico dos Santos, trocado por Mário Sérgio. Agora, é Geninho quem tenta salvar o Furacão do rebaixamento.

Dois times já tiveram quatro comandantes: Náutico e Ipatinga, ambos ameaçados de cair para a segunda divisão. O time do Vale do Aço esteve entre os piores desde a primeira rodada. Enquanto isso, o Timbu que havia começado bem na competição, chegando até a ser líder na 2ª rodada, perdeu o treinador Roberto Fernandes para o Atlético-Pr, a equipe caiu de produção. Resultado, Roberto Fernandes voltou para o comando tentando reerguer o alvi-rubro de Recife. Exemplo de como é importante a manutenção de um treinador dentro da equipe para que haja regularidade ao longo da competição.

Outro exemplo é a Portuguesa. Após trazer o time de volta para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista e para a elite do campeonato nacional no ano passado, Vágner Benazzi perdeu o emprego após alguns tropeços. Valdir Espinoza chegou à Lusa mencionando Libertadores e, poucas rodades depois, também estava desempregado.

A bomba caiu nas mãos de Estevam Soares, que no comando da equipe lusitana, conquistou apenas uma vitória até agora.

Através do que os números deste campeonato mostram, nos resta apenas a seguinte pergunta: Quem será o próximo? Façam suas apostas!

Nenhum comentário: