Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

domingo, 10 de maio de 2009

Fórmula-1 2009: Equilíbrio? que equilíbrio?

Tudo bem que agora os carros da Fórmula-1 correm quase todos no mesmo segundo, a diferença de tempo entre diversas equipes é pequena, mas com cinco corridas disputadas no campeonato, desisti dessa história de falar que essa é uma das temporadas mais equilibradas da categoria.

Cinco corridas, e são quatro vitórias de um mesmo piloto, Jenson Button, o inglês da da novata e surpreendente Brawn GP. Na última corrida, disputada em Barcelona, o inglês não liderou de ponta a ponta, mas levou os 10 pontos e agora lidera o campeonato com 41 pontos, 14 a frente de seu companheiro de equipe, o "azarão" quase aposentado, mas competente, Rubens Barrichello, que terminou o GP da Espanha na segunda posição. Logo atrás, estavam os dois carros da Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Agora, onde está o equilíbrio? O retrato é o mesmo de alguns anos atrás. O que mudou foram as equipes e alguns pilotos. Barrichello continua na mesma função, eternamente atrás de seu companheiro e constantemente sendo prejudicado por estratégias, no mínimo, estranhas de sua equipe. Jenson Button hoje representa o alemão de anos atrás. A Red Bull pode tentar atrapalhar a hegemonia da Brawn, como aconteceu com McLaren e Renault no passado. Equipes como Toyota e Renault (dependente apenas dos resultados de Fernando Alonso) são meras coadjuvantes e de vez em quando atrapalham as potências de 2009. Ou seja, tudo leva a crer que este ano será como foi a Fórmula-1 nos tempos de Michael Schumacher, um piloto domina, uma equipe permanece na frente. A graça fica por conta das novidades repentinas, mas equilíbrio até então não há.

Pode ser precipitado, mas não acredito mais em grandes mudanças. Quanto aos brasileiros, parece piada, Barrichello ainda é prejudicado pela própria equipe, Felipe Massa vive o mesmo filme na Ferrari, que não se cansa de dar mancada com seus pilotos e Nelsinho Piquet? Esse tem que se preocupar para não entrar na fila dos desempregados ainda no meio da temporada, seu melhor resultado no ano até agora foi um 10º Lugar.

Mundial de pilotos

1 Jenson Button 41
2 Rubens Barrichello 27
3 Sebastian Vettel 23
4 Mark Webber 15,5
5 Jarno Trulli 14,5
6 Timo Glock 12
7 Lewis Hamilton 9
8 Fernando Alonso 9
9 Nick Heidfeld 6
10 Nico Rosberg 4,5
11 Heikki Kovalainen 4
12 Felipe Massa 3
13 Kimi Raikkonen 3
14 Sebastien Buemi 3
15 Sebastien Bourdais 1
16 Adrian Sutil 0
17 Giancarlo Fisichella 0
18 Robert Kubica 0
19 Nelsinho Piquet 0
20 Kazuki Nakajima 0


Mundial de Construtores

1 Brawn-Mercedes 68
2 RBR-Renault 38,5
3 Toyota 26,5
4 McLaren-Mercedes 13
5 Renault 9
6 BMW Sauber 6
7 Ferrari 6
8 Williams-Toyota 4,5
9 STR-Ferrari 4
10 Force India-Mercedes 0

Nenhum comentário: