Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Na prorrogação, Shakhtar vence Werder e conquista a Copa UEFA 2009

Pela primeira vez na história da Copa UEFA uma equipe ucraniana conquista o título. Depois de uma partida emocionante, decidida na prorrogação, o Shakhtar Donetsk, comandado por um esquadrão de cinco brasileiros, venceu o Werder Bremen da Alemanha.

No tempo normal, empate em 1 a 1. Na prorrogação, a iniciativa de ataque dos ucranianos prevaleceu e o Shakhtar marcou 1 a 0 tornando-se campeão da Copa UEFA 2009. Os três gols da partida foram marcados por brasileiros (Luiz Adriano e Jadson no lado do Shakhtar e Naldo para o Werder).

O Jogo

O Shakhtar começou dominando as ações da partida, comandado pelos brasileiros Ilsinho, William, Fernandinho, Jadson e Luiz Adriano a equipe ucraniana apresentava mais força ofensiva. Logo aos 5 minutos, Luiz Adriano recebeu livre na entrada da área e arrematou ao lado do gol.

E foi o ex-jogador do Internacional que abriu o placar da final. Aos 24 minutos, Jadson lançou Luiz Adriano, que ganhou de Naldo na corrida, invadiu a área, e tocou por cima do goleiro Wiese.

O Werder Bremen, com os desfalques de Mertesacker, Hugo Almeida e Diego, passou a tocar a bola sem sucesso em seu campo ofensivo na tentativa de empatar o jogo. Até que brilhou o futebol canarinho. O único brasileiro em campo no lado da equipe alemã, Naldo, mandou uma bomba em cobrança de falta, o goleiro Pyatov tentou encaixar e acabou mandando a bola para as próprias redes. Empate em Istambul, aos 34 minutos da etapa inicial.

O jogo ficou mais movimentado. Aos 39, o peruano Pizarro perdeu a chance da virada, cabeceando para fora o cruzamento de Boenisch. No minuto seguinte foi a vez do Shakhtar chegar com perigo, Lewandowski chutou e Wiese saltou no canto direito, espalmando a bola para escanteio. Nos acréscimos do primeiro tempo, William teve a oportunidade de colocar o time ucraniano na frente, mas a defesa do Werder afastou. 1º tempo: 1 a 1.

Poucas chances marcaram o segundo tempo. A equipe do Shakhtar, como na etapa inicial, criava as principais oportunidades. Na principal delas, aos 6 minutos, Jadson cobrou falta para boa defesa de Wiese. A partida seguiu equilibrada até o apito final do árbitro, e o resultado de 1 a 1 levava a final para a prorrogação.

Prorrogação

Assim como durante toda a partida, a equipe ucraniana tomou a iniciativa do ataque durante a prorrogação, e logo foi premiada com o gol. Jadson recebeu cruzamento da direita e bateu no canto, Wiese ainda tocou na bola antes dela morrer no fundo das redes do Werder. Shakhtar na frente!

Os alemães partiram para o ataque. Sem reação, o Werder não conseguia finalizar no gol de Pyatov. Aos 14 minutos da etapa final, a bola entrou nas redes do Shakhtar, porém o árbitro, Luis Medina Cantalejo, marcou falta de Pizarro no lance e anulou aquele que seria o gol de empate dos alemães. Não havia tempo para mais nada. O Shakhtar conquista o último título da Copa UEFA, que será chamada de Liga Europa a partir da próxima temporada.


Ficha Técnica

Shakhtar Donetsk 2 x 1 Werder Bremen


Shakhtar Donetsk
Pyatov; Srna, Kucher, Chygrynskiy e Rat; Lewandowski, Fernandinho, Ilsinho (Gai), Jadson (Duljaj) e Willian; Luiz Adriano (Gladkiy).
Técnico: Mircea Lucescu.

Werder Bremen
Wiese; Fritz (Pasanen), Prodl, Naldo e Boenisch; Baumann, Frings, Ozil e Niemeyer (Tziolis); Rosenberg (Hunt) e Pizarro.
Técnico: Thomas Schaaf.

Data: 20 de maio de 2009
Local: estádio Sukru Sarançoglu, em Istambul (Turquia)
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (ESP)
Cartões amarelos: Frings, Fritz, Tziolis e Boenisch (Werder Bremen); Srna, Lewandowski e Ilsinho (Shakhtar Donetsk)
Gols: Luiz Adriano, aos 24min; Naldo, aos 34min do primeiro tempo; Jadson, aos 6min do primeiro tempo da Prorrogação

Nenhum comentário: