
Hoje, dia 12 de dezembro de 2008, mais precisamente às 11 horas da manhã, o Sport Club Corinthians Paulista escreve um dos capítulos mais importantes dos seus 98 anos de história, recheadas pelas glórias e pela paixão do “bando de loucos” em todo o Brasil. Tudo isso porque ele, Ronaldo Luis Nazário de Lima, o Fenômeno, chega ao alvinegro para ser o grande ídolo do futebol brasileiro no ano de 2009.
Muitos podem dizer que é um contrato de risco, por causa da sua situação física após as operações nos dois joelhos, mas sem dúvida nenhuma Ronaldo cerca para a equipe da qual ele faz parte muita expectativa positiva, por isso o Timão ganhou e ganhou muito... são 9 os motivos que dão esperança e orgulho ao torcedor corintiano de ter um dos melhores camisa 9 vestindo suas cores:
1) O marketing: Apesar dos dirigentes do Corinthians não admitirem que a contratação do Fenômeno é uma grande jogada de marketing, isso já está extremamente claro quando o departamento de marketing do clube já projeta as ações que promoverão a estréia do craque em 2009 desde agora.
2) O craque: A qualidade do Ronaldo jamais pode ser posta em xeque, porque em todos os momentos decisivos na sua carreira ele nunca decepcionou, vale lembrar sempre que ele foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela entidade máxima do futebol (FIFA). A parte física já está sendo aprimorada pela equipe médica do Corinthians, e quando ele estiver nas condições ideais (nem precisa ser 100%, porque com o nível do nosso futebol aqui ele joga fácil), com certeza será o matador da Fiel.
3) A junção de duas marcas poderosas: Corinthians e Ronaldo são marcas de sucesso em todo o nosso país, que carregam multidões por onde passam e tem um grande reconhecimento por parte da imprensa e de todos no meio do futebol. Juntas então tem tudo para ser uma parceria de muitos frutos e muitos títulos para a melhor torcida do Brasil, sem contar a mídia que atrairá por toda a parte.
4) Os títulos: De todos os jogadores do futebol mundial na atualidade, com certeza o Fenômeno é aquele que mais conquistou títulos de expressão no cenário mundial tanto coletivamente como individualmente. São duas Copas do Mundo (94 e 2002), Copa América (99), Copa das Confederações (97 e 99), os títulos das principais ligas nacionais européias e suas conquistas individuais, a mais importante delas é ostentar o título de maior artilheiro de toda história das Copas do Mundo com 15 gols, obtido na última Copa da Alemanha, em 2006.
5) Ronaldo, um cidadão do mundo: O melhor atacante do futebol brasileiro na atualidade tem uma série de ações sociais espalhadas pelo mundo todo, onde comunidades dos lugares mais longínquos do Planeta Terra reconhecem o Brasil e o seu futebol pelo nome Ronaldo. Dentre algumas ações, as mais presentes são feitas através do Unicef como embaixador mundial contra a Fome e a Pobreza, ao lado do ex-jogador francês Zidane. Ou seja, o Timão será do mundo, igualzinho ao seu craque-mor em 2009.
6) A mídia: De uma hora para outra, todos os meios de comunicação, seja ele de qual segmento for, mudaram o foco das suas matérias para a contratação de Ronaldo pelo Corinthians, esquecendo que o São Paulo venceu o Brasileiro a alguns dias atrás, o que diante do poder das poderosíssimas marcas (Ronaldo e Corinthians) não é nada demais. A mídia não vai largar do pé do Timão, afinal, nosso time é quem dá audiência.
7) O dinheiro: De fato, Ronaldo é um jogador extremamente caro para os padrões do futebol brasileiro principalmente no que diz respeito ao seu salário, porém como dizem no mundo do futebol, o Fenômeno “se paga”, por tudo o que ele representa e pelo sucesso de vendas dos seus produtos (só ver o tanto de camisas que já venderam esses dias) não só no Brasil como no mundo todo.
8) Um serviço de utilidade pública para o futebol brasileiro: Mesmo com as opções que Dunga tem para a camisa 9 da seleção, garanto que se o Fenômeno voltar com um pouco da sua plena forma, os 180 milhões de treinadores do Brasil pedirão a volta dele para o elenco canarinho e ele pode acabar levando o Brasil para o Hexa em 2010, afinal, em 2002 o Brasil foi campeão com os corintianos Vampeta e Edílson, que tal hein?
9) A inveja: Todos os times do Brasil vão ficar morrendo de inveja de ver o Ronaldo vestindo a camisa do Timão, os torcedores alheios vão olhar para seus elencos, ver os atacantes de quem dispõe e pensarão...”Nossa, eu com esses caras aí e o Ronaldo no Corinthians, porque ele não veio pro meu time?”. Ronaldo é um artilheiro não só do Brasil, mas do Mundo, ninguém no Brasil tem um igual
Depois dessas, não vai ter pra ninguém em 2009...
De um corintiano apaixonado, Sebastião Neto.