quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Gamba Osaka: O anfitrião quer surpreender no Mundial da FIFA (Edgard Matsuki*)
O Japão será representado no mundial interclubes da FIFA pelo Gamba Osaka, equipe campeã invicta da Liga dos campeões da Ásia (AFC) em 2008 com 9 vitórias e 3 empates. Em sua campanha a equipe derrotou adversários como o Urawa Reds do Japão, atual campeão da AFC, e na final venceu as duas partidas contra o Adelaide da Austrália por 3x0 e 2x0.
Esse feito é quase inacreditável para uma equipe que nos três primeiros anos de participação da J-league amargou a lanterna da competição (10° lugar em 1992 e 1993 e 14° lugar em 1994). Antes de se profissionalizar o Gamba (prefixo de Ganbare, que significa força em japonês) se chamava Matsushita FC (Matsushita é o nome da divisão japonesa da Panasonic). A empresa japonesa é a maior fonte de lucros da equipe e principal patrocinadora.
A equipe é formada em sua maioria por jogadores japoneses. Apenas dois estrangeiros jogam no Gamba: O atacante Lucas ex-Atlético-PR e Corinthians, destaque da equipe na partida final da AFC com dois gols marcados e o zagueiro Mineiro, ex-Internacional, que é reserva da equipe. O principal destaque da equipe é o meio-campo Yasuhito Endo, responsável por armar as jogadas do time, que atua no sistema 4-5-1.
O Gamba espera repetir a campanha do Urawa Reds no ano passado. A ex-equipe de Washington ficou em terceiro lugar no último mundial interclubes e nas semifinais fizeram uma partida equilibrada contra o Milan, perdendo por 1x0. O Gamba enfrenta no dia 14 de Dezembro o vencedor de Adelaide e Waitakere. Se vencer o jogo das quartas de final o Gamba Osaka enfrenta o Manchester United da Inglaterra nas semifinais. A equipe tenta superar uma marca: nunca um time da Ásia chegou à final do mundial da FIFA.
A cidade de Osaka é a segunda mais importante do Japão e tem cerca de 2,6 milhões de habitantes. É uma cidade muito antiga e na era medieval era ponto estratégico, pois se localizava ao lado da antiga capital do Japão, Kyoto. A população de Osaka (Osaka-jin) têm fama de ser individualista e se orgulhar de sua região. A maior atração turística da cidade é o castelo de Osaka, com mais de 400 anos.
Nome: Gamba Osaka
Cidade: Osaka
Principais títulos: Liga dos campeões da Ásia (2008); Campeão da J-league (2005); Copa da J-league (2007); Supercopa do Japão (2007); Campeonato Pan-Pacífico (2008)
Time-base: Fujigawa; Kaji, Nakagawa, Yamaguchi e Yasuda; Myojin, Hashimoto, Sasaki, Futagawa e Endo; Lucas. Técnico: Akira Nishino.
*O autor é estudante de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e escreve no blog Histórias e Rankings - http://historiaserankings.blogspot.com/. YOSHI!
Marcadores:
Adelaide,
AFC,
Atlético-PR,
Corinthians,
Endo,
FIFA,
Gamba Osaka,
Internacional,
Japão,
Manchester United,
Milan,
Urawa Reds,
Waitakere
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário