O representante sul-americano no Mundial de Clubes da Fifa, estréia no dia 17 de dezembro, contra o vencedor de Al Ahly e Pachuca. A Liga Deportiva de Quito obteve a vaga para o mundial vencendo o Fluminense na final da Copa Libertadores da América. Na soma dos resultados (4x2 e 3x1) os clubes estavam empatados, o que forçou a disputa nas grandes penalidades. Foi aí que a estrela do goleiro Cevallos brilhou. O arqueiro da Liga defendeu três pênaltis, fazendo do clube o Primeiro equatoriano em mundiais.
Com o título continental a Liga Universitaria figura como melhor time equatoriano no ranking da International Federation of Football History & Statistics (IFFHS), na 34ª posição a frente de clubes como Valencia (ESP) e River Plate (ARG). No cenário nacional, apesar da LDU, ser a única vencedora da Libertadores, o clube triunfou apenas 9 vezes no Campeonato Nacional, atrás de clubes como Barcelona de Guayquil (13), El Nacional (13) e Emelec (10).
Mesmo com a Liga sendo fundada em 11 de janeiro de 1930, a sua história foi desenhada praticamente nos últimos 10 anos. Em 1997 o estádio Costa Blanca foi fundado e a partir de 98 o clube teve uma década vitoriosa com cinco títulos nacionais e a Copa Libertadores neste ano. O curioso é que em 2000, após conquistar o bicampeonato nacional (98-99), o clube foi rebaixado para a série B, voltando a triunfar apenas em 2003.
No elenco que disputará o Mundial de Clubes da Fifa, não há nenhum brasileiro, mas em compensação alguns jogadores são muito conhecidos no Brasil, como o Lateral Néicer Reasco, que atuou pelo São Paulo, e o veterano Reinaldo Navia, atacante chileno que enfrentou diversas vezes a Seleção Brasileira. A espinha dorsal do time é formada por jogadores equatorianos, 24 dos 28 atletas do clube são do Equador. Entre os quatro estrangeiros, são três argentinos e um chileno. Grande parte dos jogadores do clube participa da seleção equatoriana.
A cidade de Quito é a capital do Equador, localizada na bacia do rio Guayallabamba, próxima ao vulcão Pichincha, ativo na cordilheira dos Andes. Entre as cidades mais populosas, Quito é a segunda mais elevada do mundo, sua população é de 1.865.541 habitantes. Ao norte da cidade, em San Antonio do cantão de Quito, fica o monumento “La mitad Del mundo”, onde é demarcado o meio do mundo. Um chamativo turístico, que associado às belas paisagens das geleiras e vulcões, impulsiona o turismo e a economia da cidade.
A duvida que paira no ar é se a LDU, após perder os principais destaques da Libertadores, como os meias Joffre Guerron e Enrique Vera, conseguirá fazer frente aos embalados Pachuca e Al Ahly ou ao poderoso Manchester United, mantendo a tradição do futebol sul-americano. Então, não deixe de acompanhar a estréia da Liga Deportiva Universtaria no Mundial de Clubes da FIFA, quarta-feira, dia 17 de dezembro.
Fundação: 11 de janeiro de 1930
Estádio: Estádio Costablanca, “La Marvilla de Ponciano” (55.400)
Principais Títulos: Nove vezes Campeão Equatoriano, Campeão da Copa Santander Libertadores da América
Time-base: Cevallos, Jairo Campos, Norberto Araujo, Calderón e Reasco; Patricio Urrutia, Israel Jaramillo, Manso, Bolaños e William Araujo; Reinaldo Navia
Treinador : Edgardo Bauza
Texto : Cristhian Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário