Bem-Vindo ao Blog Geral Esportivo!!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Adelaide United: Ambição é a palavra de ordem para os Cangurus


Apesar de entrar no Mundial de Clubes da FIFA como o único vice-campeão continental do torneio, o time australiano quer acabar com a má fama dos times da Oceania no futebol e surpreender em sua estréia na competição. O Adelaide chegou a este Mundial através de um mecanismo que a FIFA criou no ano passado que garantia um time japonês na competição, caso um time da terra do sol nascente vencesse a Liga dos Campeões da Ásia (AFC), essa vaga seria cedida ao vice-campeão da AFC, caso da equipe australiana.

O clube, fundado em 2003 para substituir o Adelaide City FC na liga australiana, viveu seu ponto alto na história ao chegar a final da competição continental, primeiro feito de uma equipe australiana após a mudança do país para a Confederação Asiática. O Adelaide é um dos grandes clubes do país, tem média de público superior a 10 mil pessoas (o que na Austrália é grande coisa), mas carece de títulos, já que além de perder a AFC para o Gamba Osaka havia perdido a A-League (liga australiana) no ano anterior para o Melbourne Victory.

A campanha que levou os Reds (apelido do Adelaide no seu país) ao Mundial foi incontestável, já que logo na 1ª.fase teve de encarar adversários de tradição no cenário asiático, como por exemplo o Pohang Steelers da Coréia do Sul. Nas quartas-de-final eliminou o Kashima Antlers do Japão, do treinador brasileiro Oswaldo de Oliveira, e na semi-final a vítima foi o Burnyodkor, do campeão mundial de 2002 Rivaldo.

O sucesso da equipe é alavancado pelos 4 brasileiros do time: o zagueiro Alemão, que não participou da campanha na AFC, e que por aqui foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro, participando de maneira apagada do time celeste campeão da triplice coroa (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão) em 2003. Já os outros 3 brasileiros do elenco tiveram participação decisiva na campanha do Adelaide na AFC: o lateral Cássio (28 anos), que ficou conhecido aqui no Brasil pela passagem no Flamengo em 2003, o meia Diego (que fará 28 anos no próximo dia 8), e o atacante Cristiano (27 anos), que ajudou o time com gols importantes na Liga dos Campeões da Ásia. Vale lembrar que em 2006, o atacante Romário passou pelo Adelaide em sua saga pelo milésimo gol, fazendo apenas 1 gol em 4 jogos na A-League.

A cidade de Adelaide fica entre Melbourne e Perth, e oferece várias atrações, como Kanguru Island ou o deserto, que oferece visuais inacreditáveis e fica a poucas horas de viagem. O golfo de São Vicente oferece praias para todos os gostos, de surf em Kanguru Island a praias de nudismo como Maslim Beach. Sua população é de 1.520.954 habitantes e um detalhe interessante da cidade é o número exagerado de igrejas, que aos poucos são superadas pelo número de pubs e boates.

A equipe do Adelaide estréia no Mundial de Clubes de FIFA logo na partida de abertura, no dia 11 contra o Waitakere, na cidade de Tóquio. Se vencer, repete a final da AFC contra o Gamba Osaka, no dia 14 em Toyota.


Nome: Adelaide United FC
Fundação: 04 de setembro de 2003
País: Austrália
Cidade: Adelaide
Estádio: Hindmarsh Stadium (16.500 lugares)
Títulos: Pre-Season(Torneio Início) da A-League: 06/07 e 07/08
Time base: Galekovic (gk), Jamieson, Cássio, Alemão, Costanzo, Dodd(c), Reid, Pantelis, Cristiano e Paul Agostino.
Técnico: Aurélio Vidmar (ex-jogador da seleção australiana)

Texto: Sebastião Neto

Nenhum comentário: