quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Manchester United: Com elenco de peso equipe chega ao mundial como favorita
Encerrando a série de apresentações das equipes que disputarão o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, apresentamos um dos mais ricos e tradicionais times do mundo: o Manchester United F. C. Franco favorito ao título deste ano, a equipe inglesa tem na maior torcida do mundo e no forte elenco as principais armas para a conquista do segundo Mundial. O goleiro Edwin Van der Sar e os atacantes Wayne Rooney, Carlitos Tévez e, o grande astro do time, Cristiano Ronaldo, são alguns dos destaques do Manchester para a competição.
A vaga para a disputa do Mundial veio no dia 21 de maio, em Moscou, na Rússia. No jogo contra o Chelsea, que configurou a única final inglesa da história da Liga dos Campeões da Europa, emoções dignas da rivalidade entre os dois times: com Cristiano Ronaldo marcando aos 26 minutos e Frank Lampard empatando aos 45, o campeão foi decidido nos pênaltis. Nas penalidades, o Manchester perdeu a oportunidade de marcar apenas uma vez, com Cristiano Ronaldo. Já o Chelsea desperdiçou com John Terry e Anelka, fixando o placar em 6 x 5.
Alguns episódios marcaram a trajetória do time inglês. Em 1958 o avião que transportava a equipe caiu e vitimou 23 das 44 pessoas que estavam a bordo, incluindo alguns jogadores. A tragédia ficou conhecida como “Desastre de Munique”. Por outro lado, vale ressaltar que a primeira Liga dos Campeões da UEFA foi conquistada pelo Manchester, em 1968, numa partida memorável em Londres, contra o Benfica no estádio de Wembley.
Old Trafford, cidade onde é sediado o clube, fica na região metropolitana de Manchester, noroeste da Inglaterra. Com 3,6 milhões de habitantes, Manchester inclui, ainda, outras cidades e áreas, configurando a Grande Manchester. Em 1789, na Revolução Industrial, a cidade foi a primeira a receber a máquina a vapor, empregada na indústria têxtil. Além disso, a primeira linha férrea também foi construída lá ligando a cidade a Liverpool.
A partida de estréia do Manchester na competição será no dia 17 de dezembro, no International Stadium, em Yokohama, três times podem encarar o franco favorito já na semifinal: Adelaide United, Waitakere United ou Gamba Osaka.
Nome: Manchester United F. C.
Fundação: 1878
País: Inglaterra
Cidade: Old Trafford (região metropolitana de Manchester)
Estádio: Old Trafford,“Teatro dos Sonhos”. (76.212)
Principais Títulos: Campeão do Mundial Interclubes (1999); Tri-campeão da Liga dos Campeões da UEFA(1967/68, 1998/99, 2008/09); Dezessete vezes campeão da Inglaterra.
Time base: Van der Sar; Neville; Ferdinand; Vidic; Evra; Carrick; Anderson; Scholes; C. Ronaldo; Rooney; Berbatov
Técnico: Alex Ferguson
Texto: Helen Anacleto
Marcadores:
Campeonato Mundial,
Chelsea,
Cristiano Ronaldo,
FIFA,
Inglaterra,
Liga dos Campeões,
Manchester United,
Old Trafford,
UEFA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Manchester campeão, sem dúvidas!!
Excelente texto Helenzica!
hahahahhahahahah
Parabéns pelo blog;D
Esse Mundial é barbada para o United. Os Red Devils não vão vacilar e devem levar fácil essa taça. Acredito que a final será a primeira sem sul-americano porque a LDU é muito fraca. Vai ser Pachuca x Man. United. Abraços.
Guilherme, concordo contigo. Manchester leva fácil, nem tenho certeza se eles vão jogar com o time completo. Também acredito mais no Pachuca do que na LDU, que sem grandes reforços e sem a altitude de Quito não é grande coisa. O Al-Ahly pode dificultar para o Pachuca, que no ano passado foi mal, tem que ficar de olho nos egípcios!
Abraços!
Parabéns pelo Texto, Helen. Embelezando o blog no meio de tantos marmanjos... huahahuahua... ;D
Postar um comentário